ideograma HG.png

Hung Gar ou Hung Kuen

(Punho da familia Hung)

TÉCNICAS

Os treinos oferecem o completo sistema Hung Ga Kuen (Punhos da Família Hung), Treinando assim tanto formas de mãos livres quanto técnicas de armas curtas e longas.

Após o primeiro nível, os alunos possuem conhecimento adequado sobre as posturas básicas, trabalhos de pé e técnicas de mão, podendo então aprender as formas. As Formas são sequências de movimentos tradicionais usados para treinar as técnicas do estilo, e que podem ser aplicadas numa situação real de luta. Foram desenvolvidas por nossos ancestrais e são transmitidas por gerações. ​

Veja abaixo a lista das técnicas da nossa escola:

Chamamos de forma um conjunto de técnicas de luta feitas coordenadamente em forma de coreografia. Correspondente ao “Katá” no Karatê,cada forma, além de ser bonita visualmente, é um caminho para aprender e lembrar das técnicas de cada nível e de cada arma.

_MG_3442.jpg
gungji.png

Gung Ji Fook Fu Kuen

“Domando o tigre na letra I" ensina as posturas e técnicas básicas do estilo. Treinando essa forma o aprendiz exercita o corpo e aprende algumas das técnicas de luta que delineia o estilo Hung Ga. O caractere Gung em chinês é muito parecido com a letra I. Os passos dessa forma desenham a letra I no chão. É tradicionalmente a primeira forma ensinada no estilo Hung Ga.

fuhok.png

Fu Hok Seung Ying Kuen

"Forma dupla do Tigre e Garça”. é a forma mais famosa do estilo Hung Ga. Enquanto o “Gung Ji fook Fu” ensina a base, “Fu Hok” treina a essência do estilo. Como o próprio nome diz, a forma enfatiza técnicas firmes do tigre e flexíveis da garça. Tigre e Garça são dois animais que representam os dois pólos do artista marcial: força bruta e flexibilidade.

_MG_3513.jpg
_MG_3578b.jpg
facao.png

Hang Yuet Darn Do​

"Facão forma de Lua". Essa é a primeira forma de arma que é ensinada no estilo Hung Ga. As técnicas de facão são a base para o uso de todas as armas curtas. Treina o controle da arma, força, precisão, fimeza e esquiva. A maioria dos estilos de Kung fu do norte usam mais as espadas enquanto os estilos do sul utilizam mais o facão.

cinco%20animais.png

Ng Ying Kuen

“ Cinco animais” é a forma avaçada de técnica de mãos.

Utiliza técnicas de 5 animais Shaolin: dragão, serpente, tigre, leopardo e garça.

• O dragão desenvolve o espírito do lutador. Treina ao mesmo tempo força e flexibilidade gerado pela cintura.

• A serpente treina a energia interna (Chi) através de movimentos rápidos em pontos vitais do corpo.

• O tigre utiliza do seu corpo para atacar. Treina a musculatura e tendões. bem como a garra para bater e rasgar.

• O leopardo utiliza da força e agilidade para atacar os oponentes.

• A garça, com sua beleza dos movimentos, treina a precisão dos ataques e o equilíbrio do corpo.

_MG_3542.jpg
bastao_tec.png

Ng Lung Ba Gwa Gun

“Bastão Oito Trigramas do quinto irmão”. Essa forma foi desenvolvida pelo famoso mestre de lança da dinastia Sun. O quinto irmão da família Yang. Depois de ter sido derrotado em uma batalha, o general retirou-se para o monastério, onde desenvolveu as técnicas de bastão com base nas suas técnicas de lança. Essa forma dá ao praticante a base para todas as armas longas.

facao%20borboleta.png

Ji Mo Seung Dao

“Facão duplo mãe e filho” Essa forma de facão têm o nome peculiar pois os dois facões movimentam-se em conjunto, um atrás do outro, como um filho segue a mãe. Em outros estilos de Kung Fu essa arma é mais conhecida como “facão borboleta”. As técnicas são a base para o uso de armas duplas.

_MG_3587.jpg
lanca.png

Ng Lung Ba Gwa Cheung

​“Lança Oito Trigramas do quinto irmão”. Essa forma de lança incorpora muito das técnicas ensinadas no Bastão, mas desenvolvendo mais os meios de furar, estocar com rapidez e flexibilidade. Como o Bastão oito Trigramas , essa lança também movimenta-se em 8 direções.

Kuan%20Dao.png

​Chuen Choy Dai Do

“Grande Facão Primavera Outono”. Conhecido como Kuan Dao, é uma arma longa que enfatiza movimentos amplos de corte. Praticar essa arma desenvolve toda a musculatura do corpo. Essa é uma arma reservada apenas para alunos avançados.

tridente.png

Yu Ga Dai Pa

​“Tridente da família Yu”. O tridente é uma arma grande e pesada originalmente usada para caçar tigres. Praticantes dessa arma normalmente ficam fortes e rápidos, pois é uma arma pesada e de difícil controle. Essa arma é reservada também para praticantes de alto nível.

linha%20de%20ferro.png

​Tiet Sin Kuen

​​“Linha de ferro”. É a forma mais avançada de mãos livres do Hung Ga. Desenvolvido por Tiet Kiu Saam - um dos 10 tigres de cantão, essa forma treina desenvolvimento do interior. Desenvolve o abrir e fechar do corpo bem como o leveza e peso da energia. Mas, o mais importante é treinar as 12 conexões do corpo e a respiração correta.

_MG_3494.jpg
leque.png

Ngauh Gwat Sin​​

"Leque Osso de Touro". Essa forma de leque foi criada pelo nosso grande mestre Tang Fung (discípulo de Wong Fei Hung). Utiliza técnicas de perto alcance para defender, travar o oponente e atacar seus pontos de pressão. Diferentemente de outras formas de leque, essa forma não possui muitos movimentos floreados, mas mesmo assim é gracioso. A forma de leque é um bom exemplo do uso do espírito lutador do estilo Hung Ga, usando ao mesmo tempo força e flexibilidade correta.