ideograma HG.png

Hung Gar ou Hung Kuen

(Punho da familia Hung)

História

O Sistema Hung Ga começou na dinastia Ching durante o reinado de Yung Jing (1732-1736). Seu fundador foi Hung Hei Guen.

Hung foi, a princípio, um comerciante de chá antes de se tornar aluno do mestre Gee Sim See e graduado do Templo Siu Lam Nam (Templo Shaolin do Sul). Como defensor do regime deposto Ming, mudou seu sobrenome de Jyu para Hung, em honra ao primeiro imperador da dinastia Ming - Jyu Hung Mo (1271 - 1368). Hung se referia às artes marciais como Kung Fu de Siu Lam, mas temendo que a conexão com o Templo trouxesse problemas a ele ea seus seguidores, passou a chamar a arte de Hung Ga (da família Hung) a fim de esconder a sua verdadeira fonte.

animais.png

Princípios & Fundamentos

Há diversos estilos de Kung Fu no mundo. Um dos mais praticados e conhecidos é o HUNG GA.

Também chamado de Hung Gar ou Hung Kuen (Punho da familia Hung), é um estilo de Kung Fu do Sul da China. Reconhecido por criar equilíbrio entre corpo e mente saudáveis e assim como defesa pessoal.

O HUNG GA tem origem no Templo Shaolin, mas seu desenvolvimento foi na parte Sul da China. O maior expoente do nosso estilo de arte marcial foi o lendário Herói Chinês Wong Fei Hung, interpretado no cinema entre outros por Jackie Chan e Jet Li.

Apesar das técnicas de luta devastadoras, o mais importante do sistema HUNG GA é desenvolver o crescimento físico e mental do praticante através do treinamento do corpo e ensinamento da filosofia da arte marcial.

O estilo Hung Ga, sistematizado por Wong Fei Hung concentra técnicas de 5 animais (tigre, garça, serpente, dragão e  leopardo) em conjunto com a teoria dos 5 elementos da natureza (fogo, madeira, água, terra e metal).

O Kung Fu Hung Ga foi considerado por muito tempo o estilo mais completo de combate da China. Treina técnicas de defesa e ataque de modo que o praticante possa usar em defesa pessoal, lutas competitivas ou apenas em demonstrações.

Os Movimentos de Hung Ga são de simples assimilação, podendo ser praticados por qualquer pessoa, dos 8 aos 70 anos de idade.Porém, ao nos aprofundarmos no treinamento, nos é revelado que por trás de movimentos simples, há ensinamentos profundos e técnicas fascinantes.

BENEFÍCIOS

Diversos são os benefícios adquiridos com o treino. Alguns poderíamos até almejar ou estabelecer como meta específica, mas em sua maioria eles estão implícitos no treino. Se você perseverar e se aprofundar, todos eles serão parte de sua vida e, embora as aulas sejam feitas em grupo, o desenvolvimento será sempre individual.

Alguns exemplos dos benefícios da prática do Hung Ga:

- Melhora na coordenação / concentração / postura

- Redução de peso / condicionamento cardíaco

- Degenerescência da idade

- Fortalecimento dos ligamentos, tendões e articulações

- Aumento da capacidade pulmonar / oxigenação do sangue

- Melhora a paciência / autoestima / autocontrole

- Controle de ansiedades / medos / stress

- Autoconhecimento

Hung Hey Gun

Luk Ah Choy

Wong Kei Ying

Wong Fei Hung

Tang Fong

LINHAGEM

A linhagem da Yee´s Hung Ga pode ser rastreada desde o Templo Shaolin. Abade Gee Sim Sim passou seus ensinamentos para vários alunos - um dos quais foi Hung Hei Guen. Hung Hei Guen funda formalmente o estilo Hung Ga no início de 1700. Abaixo está uma ilustração de nossa linhagem de discípulos de Hung Hei Guen, Luk Ah Choi, em diante.

Yuen Ling

Yee Chi Wai