Tai Chi Chuan
Tai Chi Chuan
​​
O Tai Chi Chuan foi criado por sacerdotes por volta do século XII. É um conjunto de movimentos lentos, encadeados, circulares e espiralados, associados a uma respiração profunda, suave e ritmada, que trabalha de forma integrada a manutenção da harmonia física, mental e emocional do homem - um trabalho realizado a nível energético e fundamentado nos conceitos e técnicas da alquimia interior taoísta.
​
Seu objetivo é buscar a união da força com a suavidade, do corpo com o espírito e promover a interação do homem com a natureza. Seus princípios são: encontrar o eixo, buscar a união dos opostos, esvaziar a mente sem pensar em nada, usar energia em lugar da pura força física, fazer do movimento um meio de transmutação.
​
O Tai Chi Chuan é uma das artes tradicionais taoísta mais reverenciadas pela cultura e Medicina Chinesa. Basicamente divide-se em duas vertentes: marcial e terapêutica. Como proposta terapêutica, é a mais difundida terapia corporal da China, propiciando aos praticantes Saúde e Longevidade.
Através dos movimentos de expansão e recolhimento, o Tai Chi Chuan restaura a harmonia e o equilibrio nos níveis físico, mental e emocional, proporcionando bem-estar para o corpo e para a mente. Praticado por pessoas de todas as idades, homens e mulheres, o Tai Chi Chuan desperta e nutre a vitalidade e promove um estado de maior serenidade e adaptabilidade às diversas circunstâncias da vida.
Beneficios Físicos:
​
-
Dentre seus inúmeros benefícios, destacamos:
-
Atua sobre todos os sistemas orgânicos do corpo
-
Regula as funções cardiovascular, respiratória, digestiva e hormonal
-
Minimiza patologias articulares
-
Desenvolve a consciência corporal e a coordenação motora
-
Melhora a orientação espacial e o equilíbrio
-
Aumenta a flexibilidade e a força muscular
-
Reduz a ansiedade e o stress físico e emocional
-
Libera as tensões
-
Facilita a manutenção de um estado mental tranquilo, gerando equilíbrio emocional
-
Auxilia na prevenção e tratamento da osteoporose
-
Evita o surgimento de dores e lesões tendinomusculares